SIGA-NOS
Formulário de Contato

Tratamentos

odontopediatria.jpg

Odontopediatria

​É a parte da Odontologia que lida com a saúde bucal das crianças, por meio de procedimentos que geram confiança e segurança nos pequenos, ao invés do medo tão comum diante da cadeira de um dentista.
A Dra Simone procura envolver a criança como parte de um programa de saúde integral, utilizando meios didáticos, divertidos e interativos para estabelecer um relacionamento único, com confiança e consultas mais agradáveis.

Conheça alguns procedimentos de prevenção e outras orientações para o Tratamento Odontológico das Crianças:

Fluor: O flúor ajuda a fortalecer o esmalte dentário diminuindo o aparecimento de cárie. Mesmo que a criança faça o uso de água fluoretada a Odontopediatria pode recomendar reforço de flúor, fazendo aplicações tópicas feitas no consultório, como medida de prevenção..

Dieta: O controle da dieta talvez seja a meta mais difícil de ser alcançada, pois envolve mudança de hábitos alimentares de toda a família. Guloseimas como bolachas recheadas são alimentos que contém sacarose e amido e que tem alto potencial cariogênico, pois retém o açúcar na boca por mais tempo. Os adultos devem minimizar a sua utilização, restringindo a momentos em que seja possível escovar os dentes após a sua ingestão.

Traumatismo: É comum a criança cair e bater a boca, dependendo da intensidade do trauma, se não houver perda total, o dentinho pode ficar mole, escurecer na hora ou mais tarde e a gengiva pode sangras. Caso haja necrose da polpa ( nervo) é preciso tratamento de canal, para evitar a perda precoce do dente de leite ou danos ao dente permanente em formação. O mais adequado seja qual for a intensidade do trauma é procurar um Odontopediatra para uma avaliação clínica e radiográfica.

RESPIRAÇÃO BUCAL, CHUPETA e DEDO...

A respiração bucal, o uso excessivo de chupeta ou hábitos aparentemente não prejudiciais, como chupas o dedo, prejudicam o crescimento da arcada dentária e podem causar alterações dos músculos da face.

O acompanhamento odontológico semestral a partir dos três anos pode prevenir estes problemas se detectados no inicio, as alterações podem ser corrigidas com Ortopedia Funcional dos Maxilares com ou sem aparelhos.

ADOLESCENTES

A adolescência é a fase de desenvolvimento humano caracterizada como o período de profundas transformações.

Neste momento em que são revistos e consolidados valores e atitudes, requerendo, portanto, atenção e linguagem especial na comunicação para esta etapa são significativa na vida de cada individuo.

Inserindo o adolescente em idade entre 10 e 20 anos em programas educativos, preventivo e curativo, quando necessário enfocando o aspecto estético e cosmético são valorizados nesta fase.




 
Mais Informações
ortopedia.jpg

Ortopedia Funcional dos Maxilares

É o ramo da odontologia que lida com desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e problemas de ATM. Através da Reabilitação Neuro-Oclusal, pode-se direcionar o crescimento e desenvolvimento das bases ósseas maxilares dos pacientes, proporcionando harmonia facial e equilíbrio de funções como respiração, deglutição, mastigação e fala.
Normalmente, a Ortopedia Funcional dos Maxilares se associa à Ortodontia, pois as duas áreas juntas podem fornecer diagnósticos precisos e tratamentos mais eficazes.
Nossa Clínica se diferencia de muitas clínicas ao disponibilizar uma Especialista experientes nas duas áreas complementares: a Ortopedia Funcional dos Maxilares e a Ortodontia. O conhecimento destas duas áreas e o tratamento baseado na filosofia multidisciplinar é o ideal porque permite Diagnóstico preciso e tratamentos mais rápidos.

Quem precisa do tratamento?
O tratamento com Ortopedia Funcional dos Maxilares é indicado principalmente na infância, para corrigir e prevenir diversos problemas como: queixo avantajado-grande; dentes tortos; lábios que se mantém abertos com respiração bucal, entre outros....

Como funciona a Ortopedia dos Maxilares?
O tratamento ocorre pelo uso de aparelhos fixos denominados pistas diretas e (ou) aparelhos removíveis e é executado sem a extração de dentes permanentes. Os aparelhos remodelarão as estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais, favorecendo a estética da face e reestabelecendo as funções exercidas pela boca, equilibrando o sistema.
Quanto mais cedo for identificada a necessidade do tratamento, mais eficiente será o resultado e a correção dos problemas.

A Ortopedia Funcional dos Maxilares tem ajudado milhares de crianças ao redor do mundo que sofrem com o desenvolvimento incorreto dos dentes e arcadas. Esta forma de tratamento com pistas diretas instalados diretamente nos dentes de leite ou aparelhos removíveis é empolgante para as crianças e seus pais é feito através da Ortopedia Funcional dos Maxilares(OFM)
Este tratamento é focado na prevenção, no treinamento não-invasivo da musculatura oral e na eliminação dos maus hábitos orais. Não podemos esquecer que a face é mais visível do que os dentes, portanto em termos de estética e auto estima, encaminhar estas questões é muito importante para as crianças.
 
Os aparelhos removíveis são utilizados conforme orientação profissional e as alterações, genéticas ou adquiridas por uso inadequado de chupeta, por exemplo, vão sendo corrigidas em harmonia com o crescimento da criança.
 
Mais Informações
ortodontia.png

Ortodontia

Oferecemos tratamento ortodôntico em nossa clínica com o objetivo de solucionar problemas de dentes desalinhados, proporcionando um sorriso perfeito aos nossos pacientes.
Alguns problemas podem ser solucionados por meio da ortodontia: diastemas (espaço entre os dentes), dentes apinhados (falta de espaço), mordida cruzada, mordida aberta, mordida profunda e sobressaliência.

O tratamento ortodôntico pode ser iniciado ainda durante a dentição de leite, dentição mista e durante a dentição permanente. O aparelho correto deverá ser escolhido de acordo com a fase de dentição e com o diagnóstico feito com base na documentação ortodôntica.

O aparelho ortodôntico pode ser removível, fixo metálico, fixo estético (porcelana), auto-ligante e removível estético. Somente o ortodontista é quem pode determinar que tipo de aparelho é o mais indicado, através de um exame criterioso e da documentação ortodôntica, composta por moldes de gesso dos dentes, fotografias e radiografias.  
Os aparelhos são utilizados para movimentar os dentes, retrair músculos e direcionar o crescimento da mandíbula e maxila, tanto os fixos quanto os móveis. É colocada uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares por meio do aparelho de acordo com a necessidade do paciente.

A idade mais apropriada para levar seu filho à consulta com um ortodontista é no início da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. No entanto, mesmo após o período de infância, o tratamento ortodôntico continua sendo indicado para correção do alinhamento dos dentes.
 
Mais Informações
gestante.jpg

Pré-Natal odontológico em gestantes

A futura mamãe receberá toda a atenção necessária para que sua saúde bucal seja preservada.
Será realizada uma limpeza, dicas de como fazer a higienização diária dos dentes com cuidado para que não machuque a gengiva sensível. A gestante também receberá orientações quanto a saúde bucal do bebê, para que ela saiba o que fazer assim que a criança nascer. Dicas sobre amamentação e utilização de chupeta e mamadeira também serão fornecidas.
Mais Informações
endodontia.jpg

Odontologia em bebês

Muitas mães se questionam sobre quando levar seu filho ao Odontopediatra, profissional especializado no atendimento de Bebês e Crianças...Os bebês devem receber atendimento odontológico o mais cedo possível, mesmo antes do primeiro dentinho nascer !!!
O atendimento ao bebê deve ser iniciado o mais precoce possível, antes mesmo da erupção dos primeiros dentinhos. A Odontologia para Bebês visa, principalmente, orientar as mães desde cedo, sobre hábitos de higiene bucal e alimentação do bebê. O programa de odontologia para bebês torna-se mais eficiente com resultados melhores quando iniciado com a orientação às gestantes.
 
Nos primeiros meses, quando os dentes ainda não nasceram, não há necessidade de limpeza da gengiva, principalmente se o bebê estiver realizando aleitamento materno – o que garante proteção bucal. Mas se a mamãe quiser limpar a boca do bebê em caso de refluxo, por exemplo, pode-se realizar a higienização uma vez ao dia com gaze enrolada no dedo e soro ou água filtrada.

A limpeza verdadeira somente precisará ser feita quando o primeiro dentinho apontar na cavidade bucal, em média, entre 6 e 8 meses. Estudos mostram que a limpeza com gaze ou fralda são melhores do que as dedeiras de silicone, pois os dentes da frente já passam a acumular bactérias que aumentam o risco de cárie. A dedeira irá massagear a gengiva para aliviar o desconforto causado pelo nascimento dos dentes.

É nesse período em que se orienta a usar mordedor de gel resfriado na geladeira. Ao ser mordido pelo bebê, o frio irá “anestesiar” sua gengiva e amenizar o incômodo. Essas recomendações muitas vezes são esquecidas pelo pediatra, mas o Odontopediatra não deixa escapar. É importante saber também que febres e diarreias não estão diretamente relacionadas ao nascimento dos dentes. Por isso, caso aconteçam, procure um médico.

Mas, tão importante quanto essa limpeza, é a chance dos pais receberem do Odontopediatra diversas orientações sobre a higiene bucal e os hábitos prejudiciais. Em alguns casos, há necessidade do bebê recém-nascido, com poucos dias de vida, visitar o especialista para, por exemplo, resolver alterações de freio lingual (que interfere no aleitamento materno), dentes que nascem antes do tempo, cistos, dentre outros problemas.

De acordo com estudos atuais, o uso de creme dental com flúor na quantidade de 1.000 ou 1.100 ppm é indicado e seguro desde o primeiro dentinho, desde que na quantidade adequada: o equivalente a meio grão de arroz até um aninho de idade, mas a frequência diária depende do Risco de cárie, que é avaliada pelo Odontopediatra.
O controle do uso de creme dental é importante, pois ingerir flúor em excesso não é saudável para os dentinhos. Ao longo do tempo, o flúor absorvido pelo organismo pode fazer com que os Dentes Permanentes nasçam com manchas-FLUOROSE DENTAL. Portanto, a pasta sem flúor pode ser uma alternativa no cuidado diário da criança pela babá e/ou enviada à escola, por não ser possível fazer o controle apropriado.
 
Mais Informações
manutencao-preventiva.jpg

Manutenção preventiva e profilaxia

Seguindo a filosofia de Cuidar para que a doença não se instale, oferecemos uma Manutenção Preventiva Mensal. Afinal, manter a saúde dos dentes e da gengiva é a base para a construção de um Sorriso Perfeito...
Faz-se a profilaxia dos dentes, que é a limpeza, só que com alguns diferenciais: levantamento do Índice da Placa Bacteriana e sua remoção junto com o tártaro e com as manchas que comprometem o Sorriso.
A Manutenção Preventiva inicia-se com o uso de um produto que evidencia a placa bacteriana em todos os dentes, assim pode-se conhecer as regiões a escovação não está correta, essas informações são anotadas para acompanhamento das mudanças que ocorrem no decorrer do tempo.
Além dos procedimentos tradicionais, o profissional ensina a fazer uma higienização oral eficaz. Para isso, chega a pegar na mão do cliente para não deixar dúvida sobre a melhor maneira de escovar os dentes e passar fio dental.
Na manutenção preventiva também são feitas radiografias para ser certificar de que tudo está bem na base do dente.
Manter a gengiva saudável também faz parte do “pacote”, pois previne problemas como endocardite bacteriana (infecção cardíaca), infecções renais, pulmonares e tantas outras patologias que usam a gengiva doente como porta de entrada no organismo.
​No momento da manutenção preventiva e profilaxia são tiradas todas as dúvidas e ensinada ao paciente a maneira eficaz de higienização, mostrando o jeito correto de escovação, de como passar o fio dental, além de limpezas para remoção da placa bacteriana e tártaro e radiografias periódicas para certificar se está tudo certo com a base do dente.
A manutenção preventiva da clínica inclui consultas mensais, a cada quatro ou seis meses, dependendo do caso. E se o cliente esquecer de retornar, ele é lembrado por meio do controle que a Clínica tem em seu sistema. Assim, não tem desculpa para deixar de se cuidar!


 
Mais Informações
nana-e-joao-pedro.jpg

Prevenção da má oclusão na infância

A Odontopediatria também atua de forma integrada com a Ortopedia Funcional dos Maxilares, promovendo a orientação e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento craniofacial e da oclusão.
O Cirurgião Dentista, especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares é o profissional preparado para cuidar do desenvolvimento facial e dental de crianças em crescimento, corrigindo maus hábitos orais como respiração pela boca e posicionamento incorreto da língua, que, de acordo com as pesquisas científicas, são as principais causas de um desenvolvimento facial incorreto e dentes desalinhados....
A Ortopedia Funcional dos Maxilares é especialmente indicada para prevenção e tratamento durante a dentição de leite e mista, ou seja, antes que seja indicado o tratamento ortodôntico convencional ou cirúrgico.
O profissional procura fornecer um diagnóstico rápido, preciso e precoce para detectar problemas como mordidas cruzadas, abertas, dentes desalinhados e maus hábitos como a respiração pela boca. Técnicas preventivas são aplicadas para corrigir as anormalidades.

Hábitos orais que causam desenvolvimento facial e dental incorretos em crianças :
A respiração pela boca é um dos casos infantis mais comuns e requer assistência de um especialista. Por trás desse hábito, muitas vezes visto como “inofensivo”, existe uma série de problemas que irão afetar a mastigação, a formação óssea bucal e trazer outras patologias ao longo dos anos.

Hábitos como chupeta e sucção de dedo de forma prolongada, são os maiores causadores de alterações ósseas na infância. Se a gestante ou a mãe não tiverem sido bem orientadas nos primeiros anos de vida, a criança corre o risco de desenvolver estas alterações. Uma vez adquiridas, elas devem ser corrigidas ainda enquanto houver os dentes de leite, já que o osso é quem está prejudicado em seu crescimento.
Caso os dentes permanentes cresçam na boca com osso deformado por hábitos, eles não se tocarão da forma adequada, propiciando outra séria de problemas, inclusive na mastigação.
 
Se os maus hábitos orais não forem corrigidos:
O desenvolvimento facial estará severamente comprometido.
Nenhum tratamento ortodôntico será estável !!!
A importância de iniciar o tratamento o quanto antes....
60% do crescimento de uma criança acontece antes dos 6 anos de idade. Antes desta idade já é possível identificar a ocorrência de má oclusão e interferir, evitando necessidade de tratamentos mais complexos e invasivos no futuro .
Um fator importante para se iniciar o tratamento o quanto antes é que na fase de crescimento toda a estrutura dental está em desenvolvimento e os dentes estão sendo guiados para a posição pelos lábios, bochechas e língua.

Qualquer alteração de funcionamento correto destes músculos, junto com o hábito de respiração bucal que na maior parte das vezes está relacionado, poderá causar um mau desenvolvimento esquelético da criança. Mais do que isso, este mau desenvolvimento esquelético reflete-se na aparência física da criança, tanto na face e dentes quanto na postura.

Com treinamento pode-se encorajar esses dentes, mandíbula e maxila a melhorar sua posição. Por volta dos 6 anos de idade, o desenvolvimento facial e dental de uma criança pode por vezes parecer alterado, o ideal é intervir o mais cedo e corrigir as causas subjacentes do problema.

Os problemas de desenvolvimento das arcadas e da face podem ser hereditários, porém a maioria é resultado de problemas miofuncionais, hábitos orais que podem ser prevenidos e tratados na primeira infância.


 
Mais Informações
celulas-tronco.jpg

Coletas de células tronco de dente de leite

​A ODONTOLOGIA SIMONE FARIA é pioneira na região na coleta do dente de leite para retirada e preservação da célula tronco, uma medida que garante sua aplicação diante de uma necessidade futura.
Por que o dente de leite?

A polpa do dente de leite é uma fonte importantíssima para o isolamento de células-tronco mesenquimais. Essas células apresentam grande potencial de multiplicação para possíveis aplicações em futuras terapias. A possibilidade de aplicação no tratamento de diversas doenças (+ de 80) faz da coleta de células tronco dos dentes decíduos, uma possibilidade de melhora na qualidade de vida do indivíduo e da família, porque essas células são muito bem toleradas entre indivíduos distintos. Isto é, os irmãos, os pais, avós e tios podem usufruir deste tipo de tratamento.

A coleta é feita de forma pouco invasiva a partir de uma extração de dente decíduo com profissionais credenciados e capacitados para o procedimento, que depois encaminham o dente para um laboratório de criogenia para a coleta, a proliferação e o armazenamento das células-tronco retiradas da polpa dentária.

A época de coleta desse material é bastante extensa, entre os 6 e 12 anos, que corresponde ao período de troca dos dentes de leite. Estudos sugerem que a obtenção da polpa do dente de leite nessa idade possui maior concentração e viabilidade celular por ser mais jovem quando comparada às células-tronco obtidas a partir da dentição permanente.
Mais Informações
bruxismo.jpg

Aparelhos para Bruxismo em Adultos

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo RANGER ou APERTAR dos dentes durante o sono. 
Durante o dia ocorre o apertamento, formando um problema progressivo onde o paciente perde os parâmetros e só percebe que tem bruxismo se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger noturno.

Recomendações: Consulte o dentista com regularidade. Evite apertar os dentes, quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada. Procure não mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos duros, como pontas de lápis e canetas, por exemplo. Faça exercícios. A prática regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes. Não se esqueça de colocar o Aparelho Funcional antes de dormir. Se o problema se manifestar também de dia, use-o sempre que possível.
Mais Informações

Depoimentos Ver Todos

Dicas e Artigos Ver Todos