SIGA-NOS
Formulário de Contato

Pergutas Frequentes

Com quantos anos a criança deve ser levada pela primeira vez ao odontopediatra?

Antes da erupção dos primeiros dentinhos de leite, o bebê deve ser levado ao odontopediatra para que sejam estabelecidos desde cedo bons hábitos de higiene e esclarecimentos a respeito de alimentação por meio de uma conversa com a mãe sobre a saúde bucal da criança.
Através da prevenção é possível evitar o surgimento de cáries, doenças periodontais e problemas ortodônticos.

Qual a importância do aleitamento materno para os dentes do bebê?

Durante o primeiro ano do bebê a amamentação é de extrema importância, não só por conta das questões nutricionais e afetivas, mas porque previne as más oclusões. Durante a sucção do seio, o bebê pratica a respiração nasal, o que previne problemas faciais e de posicionamentos incorretos dos dentes.
 

A gestante deve tomar flúor durante a gestação para fortalecer os dentes do bebê?

O uso do flúor durante a gestação não interfere na dentição do bebê, pois só é eficaz após o nascimento dos dentes.

Mulheres grávidas podem fazer tratamentos odontológicos?

Sim. A gestante pode receber tratamento odontológico em qualquer época da gestação, mas o mais recomendado é após o segundo trimestre de gravidez, pois o período é de mais estabilidade.

O que é placa bacteriana?

O acúmulo de resíduos de alimentos e de bactérias vivas sobre os dentes é chamado de placa bacteriana. As principais doenças bucais  como cáries, gengivite e periodontite são causadas pela placa. Ela pode se acumular e se infiltrar nos dentes e gengivas quando não é feita uma boa escovação e uso do fio dental, provocando vermelhidão, inchaço e sangramento. A placa bacteriana pode endurecer e formar o tártaro, agravando as doenças periodontais.
 

Devo levar meu filho ao odontopediatra se ele cair e bater o dente?

São muito comuns situações de emergência que envolvam os dentes das crianças, provocando um grande susto nos pais. É importante que a criança seja levada ao odontopediatra para que o profissional preste os primeiros cuidados e oriente os pais quanto ao tratamento adequado da área afetada, para que o trauma não provoque problemas futuros que comprometam os dentes permanentes.

Depoimentos Ver Todos

Dicas e Artigos Ver Todos