Dicas e Artigos
O Pré-Natal odontológico em mulheres grávidas
Problemas bucais em mulheres grávidas podem afetar a saúde do bebê. De acordo com pesquisas, a infecção gengival da gestante pode se associar a partos prematuros e baixo peso dos bebês recém nascidos. Isso acontece porque as bactérias presentes nas gengivas podem migrar para o líquido amniótico, fazendo com que a mãe tenha um parto prematuro ou desenvolva a pré-eclâmpsia (pressão alta de alto risco durante a gestação).Durante a gravidez o alto nível dos hormônios progesterona e estrogênio provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e facilita a inflamação e sangramento das gengivas, causando a gengivite, podendo evoluir para uma periodontite. Além disso, o pH da saliva também pode mudar por conta dos vômitos constantes, diminuindo a proteção bucal. Se a alimentação da gestante não for adequada, pode ocorrer um aumento da placa bacteriana, e consequentemente, um maior risco de adquirir cáries.
Por essa razão é muito importante que a gestante passe pelo pré-natal odontológico. A futura mamãe receberá toda a atenção necessária para que sua saúde bucal seja preservada. Será realizada uma limpeza, dicas de como fazer a higienização diária dos dentes com cuidado para que não machuque a gengiva sensível.
Durante o atendimento à mulher grávida, é possível que sejam feitas restaurações e cirurgias. Nesse caso, o dentista especializado em pré-natal odontológico vai saber qual anestesia e medicações poderão ser utilizadas de forma segura, para que não prejudique o bebê.
Já em uma segunda etapa do pré-natal odontológico, a gestante receberá orientações quanto a saúde bucal do bebê, para que ela saiba o que fazer assim que a criança nascer. Dicas sobre amamentação e utilização de chupeta e mamadeira também serão fornecidas. « Voltar